domingo, 16 de novembro de 2014

Dia Nacional da Conciência Negra



No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

E entre esses negros muitos tem destaques, como:

*
Edson Arantes do Nascimento – Pelé
Pelé é o maior futebolista da história.Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, a revista francesa France Football consultou os ex-vencedores do Ballon D’Or para eleger o Futebolista do Século; Pelé classificou-se em primeiro. Em sua carreira, no total, marcou 1281 gols em 1363 partidas, número que fez dele o maior artilheiro de toda história do futebol. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L’Equipe.

               



*Michael Jackson

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 , tendo sua morte precoce em  25 de junho de 2009, foi  cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal e filantrópico norte-americano. Segundo a revista Rolling Stone faturou em vida cerca de US$ 7 bilhões de dólares fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de US$ 1 bilhão de dólares. Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). 




*
Machado de AssisJoaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade.

*
Barack ObamaPrimeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, já tinha uma carreira política de sucesso antes de eleito, sendo o único senador afro-americano na legislatura anterior. Graduado em ciências políticas, Obama foi senador pelo estado de Illinois. Foi ainda o detentor do nobel de paz de 2009. Em 2010 foi eleito a segunda pessoa mais poderosa do mundo pela revista Forbes, já tendo ocupado o 1º lugar anteriormente.

 
*Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo Ramos é uma atriz brasileira de televisão e cinema. Nascida em 25 de novembro de 1978, no Rio de Janeiro, fez a sua primeira participação nas telinhas na novela "Tocaia grande", da extinta Rede Manchete. Entretanto, seu primeiro papel de destaque veio um ano depois, em 1996, quando protagonizou a novela "Xica da Silva", da mesma emissora. Taís Araújo foi a primeira negra protagonizar tramas na teledramaturgia no Brasil, com apenas 17 anos. Assim, tornou-se conhecida internacionalmente, pois a novela foi um sucesso mundo afora.




1 comentários:

Prof Rosi Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário